PIN Technology
BE THERE
Uma aplicação que está em desenvolvimento pela equipa do PIN Technology, que pretende proporcionar exercícios de relaxamento, respiração e meditação em ambiente de Realidade Virtual. Nesta demonstração, os participantes terão a oportunidade de experimentar uma cena protótipo que permite um exercício de respiração com feedback no ambiente virtual ao seu redor.
Faculdade Ciências da U. Lisboa
VRCAST
"A plataforma VRecast tem como objetivo dar a terapeutas a capacidade de autoria e manipulação de ambientes de realidade virtual, antes ou durante as sessões de exposição. Nesta demonstração, será possível experimentar um cenario de ansiedade social cujo ambiente é de uma apresentação pública para uma plateia, onde é possível manipular o número de elementos na audiência, sua postura e reação. Assim, os participantes poderão experimentar o ambiente de realidade virtual (usando os Oculus Quest 2) enquanto um colega indica alterações ao mesmo em tempo real, através de um painel de controlo. Poderão também experimentar um cenário focado em aracnofobia em que uma pessoa será exposta ao ambiente de realidade virtual enquanto outra pessoa poderá indicar como este vai sendo alterado (ex: número, posição, e tamanho das aranhas). Esta plataforma foi co-desenhada por investigadores do LASIGE, unidade de investigação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e membros da equipa clinica do PIN."
HEI-Lab (Universidade Lusófona)
(1) intervenção em fobias por simulação em VR - com uma aplicação focada no medo de andar de avião e outra no medo de andar de metro;
(2) reabilitação neurocognitiva com recurso a um aplicação em VR que replica actividades da vida diária - como fazer um bolo;
(3) facilitação por via de metáforas de conceitos abstractos relativos a intervenções no âmbito da psicologia clínica, com uma aplicação em VR onde os problemas são representados por objectos/situações com os quais o participante interage enquanto ouve uma explicação da metáfora que está a vivenciar.
As aplicações dos pontos (2) e (3) estão em português.
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Aplicação VR para o relaxamento pré- e pós-cirúrgico que inclui diversas atividades e exercícios de mindfulness.
Nuno Moita - Estudante do Mestrado em Eng. Eletrotécnica e de Computadores Univ. Coimbra - nuno.moita@isr.uc.pt
Supervisão: Paulo Menezes
com colaboração de
Ana Xavier (Prof. Univ. Portucalense, Psicóloga Clínica),
Teresa Lapa (Prof. Fac Medicina UC, Médica especialista em medicina da Dor)
Aplicação de AR para psicoterapias de exposição integradas no espaço do terapeuta.
Manuel Santos, Estudante do Mestrado em Eng. Eletrotécnica e de Computadores Univ. Coimbra - manuel.santos@isr.uc.pt
Supervisão: Paulo Menezes
com colaboração de
Bruno Patrão - (Mestre Tecnologias da Informação Viisual, Doutorando em Eng. Eletrotécnica e de Computadores - UC),
M. Alexandra Pais (Psicóloga Clínica - Hospital da Luz)